Fernanda Garcia protocola ofício solicitando iluminação pública no Parque da Formosa

A vereadora foi até o local no início da noite do último domingo (17), onde presenciou um parque escuro e inseguro

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) protocolou nesta tarde, dia 20, um ofício onde solicita à Prefeitura de Sorocaba a manutenção de postes de iluminação pública no Parque da Formosa, localizado na Zona Norte. A solicitação foi feita após a parlamentar ser procurada por munícipes que relataram insegurança ao transitar pelo local à noite.

Fernanda, que também é moradora da região, foi até o local durante o último fim de semana onde conseguiu presenciar a escuridão no local e conversou com pessoas que transitavam no parque no início da noite. “Somente o local onde estão os brinquedos tem uma iluminação adequada, o restante do parque é extremamente escuro: O acesso ao parque, a pista de caminhada, ciclovia e a pista de skate”, indicou a vereadora, que completou: “Nós já tínhamos enviado um requerimento solicitando a manutenção, pois esse é um problema que os moradores convivem há meses. A Secretaria de Obras respondeu informando que os serviços haviam sido iniciados em junho, acho que não é bem assim”.

Além de prejudicar o lazer e a prática esportiva na região, a falta de iluminação neste parque traz insegurança aos moradores dos arredores do parque, principalmente as mulheres. “Nós, mulheres, já somos vítimas de todo tipo de violência diariamente, algumas vezes à luz do dia. Agora em um local totalmente escuro, o medo de ser atacada aumenta infelizmente; eu mesma estava acompanhada, uma vez que não havia agentes de segurança no local”, informou Fernanda.

Além de lidarem com o medo, as mulheres que passam diariamente por lá, muitas vezes aumentam significativamente seu trajeto pensando em sua segurança. “A falta de um serviço da prefeitura obriga cidadãos, principalmente mulheres, a aumentarem seu trajeto, elas que vem de seus empregos e estudos, cansadas e precisam andar ainda mais para se sentirem um pouco menos desprotegidas. Isso é um extremo absurdo, aguardo um retorno urgente do Secretário de Obras, já que a população merece respeito”, finalizou a vereadora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO