Cobrança de Fernanda contribui para agilizar contratação de profissional no CMAE

Munícipes relatavam impossibilidade de agendar consultas no CMAE por falta de profissionais

Após requerimento da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), a Prefeitura de Sorocaba agilizou a contratação de um novo médico para atender a demanda que estaria reprimida no Centro Municipal de Atenção Especializada de Sorocaba (CMAE). A ampliação do quadro de profissionais para atender Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) se deu no dia 5 de fevereiro.

Conforme a parlamentar, seu gabinete recebeu informações de munícipes que foram impedidos de agendar uma consulta no CMAE para iniciar da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — um importante método de prevenção ao HIV — o que motivou o requerimento. “Por conta do baixo número de profissionais, as consultas para iniciar a PrEP estão sendo marcadas apenas para casais sorodiscordantes e profissionais do sexo”, revelou Fernanda no dia 2 de fevereiro.

Em visita à unidade, Fernanda foi comunicada que a contratação de um novo funcionário estava em andamento, mas sem data para ser efetivada. Em resposta ao requerimento, o Executivo afirmou que realizou a contratação de um médico clínico geral e que, além dele, existem outros oito médicos com especialidades atendendo pacientes na unidade. “Para o atendimento de PREP, há agenda aberta com médico desde 5 de fevereiro”, garantiu o documento.

Para a vereadora Fernanda, a ampliação do atendimento, que antes estava sendo realizado apenas para um público específico e agora passa a ser para todos os interessados, é uma vitória, mas ainda é preciso empenhar mais esforços para garantir a saúde sexual dos sorocabanos. “Entendemos que o trabalho do CMAE é fundamental para a cidade e estamos cobrando maiores investimentos e ampliação dos serviços de testagem, prevenção e tratamento do HIV em Sorocaba”, concluiu ela.

Como aderir à PrEP

A PrEP consiste no uso diário e contínuo de medicamento para evitar uma infecção pelo HIV. Caso haja uma exposição, o medicamento não permite que o HIV se instale no organismo.

O munícipe interessado na adesão a PreP deve buscar o serviço de testagem e aconselhamento na Rua Manoel Lopes, 220, para as primeiras orientações, entendimentos e motivações nos horários de atendimento: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 15h30, e às quartas-feiras, das 7h às 19h30, para início da utilização da PREP e agendamentos posteriores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO