Vereadora cobra retorno de mutirões de vacinação antirrábica em Sorocaba

Fernanda Garcia envia nova cobrança à prefeitura após a confirmação de um caso de raiva animal publicado na imprensa

A falta de mutirões de vacinação antirrábica no município tem sido um problema enfrentado pela população desde 2019. Desta forma, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) encaminhou à prefeitura hoje, dia 16, um requerimento cobrando a implantação de novas campanhas, alegando risco à saúde pública.

De acordo com informações da parlamentar, chegam diariamente denúncias sobre a falta de campanhas. “Tratamos aqui de saúde pública. Vacinação animal é essencial para proteção não só dos pets, mas de toda a sociedade”, lembrou a vereadora.

Fernanda, que também é membro da comissão que trata do bem-estar animal da Câmara, indica que a falta de ações da prefeitura fere, também, os direitos dos animais. “Não há nada mais básico do que o direito à saúde, isso também cabe aos animais”, declarou a vereadora, que continua: “Além disso, a vacinação em massa contribui com a ação dos protetores que, muitas vezes, não tem condições financeiras para arcar com este custo e dependem de caridade o que deveria ser direito, um absurdo”, disse.

“As denúncias da falta de campanhas são diárias no gabinete”, mas, de acordo com a vereadora, os casos têm se intensificado após a comprovação de um caso de raiva animal na cidade, publicado pelo Portal Z Norte na última semana. “Os tutores estão preocupados com a saúde de seus pets. As campanhas precisam retornar urgentemente; isso é mais importante que a pintura de ciclovias com as cores eleitorais”, alfinetou a vereadora de oposição.

Cobrança antiga

Esta não é a primeira vez que a vereadora faz uma exigência ao governo Rodrigo Manga para retorno das vacinações.

A primeira cobrança se deu em 2021, também por meio de requerimento. Em resposta a prefeitura disse que somente em casos de contato com morcegos, os animais domésticos seriam vacinados gratuitamente. “Não fazia sentido à época e continua não fazendo. A vacinação é essencial e reitero a necessidade de uma nova campanha de vacinação para todos os animais domésticos e em situação de abandono. Com saúde pública não se brinca e não se faz marketing”, finalizou a vereadora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO