RETROSPECTIVA 2022: LUTAS DE UM MANDATO POPULAR E FEMINISTA

Eleições

Vencemos! Pela vontade popular, a democracia venceu! Nosso mandato esteve presente ativamente nas eleições, mesmo não se candidatando.

Relembre com a gente um pouco da nossa caminhada até a vitória!

Primeiro turno

Após colocar o nome à disposição e até ser aprovada em convenção como candidata à deputada federal, Fernanda Garcia escolheu retirar sua candidatura, mas não estar como candidata não tirou nossa responsabilidade de eleger mais mulheres feministas e representativas e acabar com o governo genocida de Bolsonaro.

Campanha feminista

Em apoio às candidaturas de Mariana Conti à deputada estadual e Sâmia Bomfim à Câmara de Deputados, aqui, em Sorocaba, Fernanda Garcia colocou o “bloco na rua” com a Campanha Feminista, veja uma das nossas ações aqui!

E nosso trabalho surtiu efeito, Sâmia conseguiu se reeleger, Mariana é a segunda suplente à Assembléia Legislativa de São Paulo e saímos do primeiro turno com uma bancada do PSOL fortalecida.

Segundo turno

A batalha final, democracia contra a barbárie e vencemos!

Fora Bolsonaro

Junto com o movimento social “Fora Bolsonaro – Sorocaba”, Fernanda Garcia foi novamente às ruas lutar contra o retrocesso vivido nos últimos quatro anos, que tentava se reeleger mesmo com o sangue de mais de 700 mil pessoas nas mãos.

Panfletagens, conversas e mutirões surtiram efeito e mesmo com uma margem apertada, Lula é eleito com 50,9% dos votos.

O mandato, após as eleições, precisou se debruçar sobre os problemas ocasionados por conta dos acampamentos golpistas apoiados por Manga. Requerimentos, denúncias públicas e ofícios à Frente Nacional de Prefeitos. A luta continua, pois Bolsonaro foi derrotado, mas falta enterrar na lata do lixo da história, o bolsonarismo.

Bairro

A organização social com o apoio de um poder legislativo combativo e independente é o principal caminho para as vitórias populares.

Alcebíades

A pavimentação do trecho da rua Alcebíades Rodrigues Vaz, entre os bairros Jardim Guaíba e Maria Antônia Prado, é questão de honra para nosso mandato.

Entramos no apoio da luta daquela população desde 2017 e a vitória veio! Após a garra da população do bairro com o nosso apoio irrestrito foram feitos: abaixo-assinados, manifestações, cartas abertas, panfletagens e emendas impositivas, mas conseguimos.

Esse parágrafo além de uma prestação de contas, é uma carta de parabenização aos moradores daquela região por tanta luta! E muito obrigada pela confiança.

Guadalupe

Se a Alcebíades era uma questão de honra, a área de lazer no Jardim Guadalupe também é um caso semelhante.

Após anos de luta da população com o nosso apoio, em especial, da Dona Elisa, o tão sonhado parquinho foi inaugurado este ano, em janeiro, a partir de uma emenda impositiva de nosso mandato.

Áreas de Lazer e quadras poliesportivas

Este ano enviamos emendas impositivas para a construção de áreas de lazer em locais estratégicos na Zona Norte.

O primeiro foi no Jardim Atílio Silvano, onde havia um pedido da população há anos por um espaço de lazer em um terreno público abandonado. Para conter o crescimento de mato alto e proliferação de animais peçonhentos, a população ocupou e criou uma horta comunitária que vai se somar ao parque, por meio da nossa emenda.

A segunda área de lazer fica na Vila Mineirão, próximo à antiga Oficina do Saber, o local cheio de oportunidades era mal aproveitado pelo poder público. Após reuniões com a população que indicaram o desejo de ter uma área de lazer para todos, nosso mandato indicou uma emenda.

Um local extremamente importante para todos os moradores da Zona Norte que nosso mandato destinou uma emenda de manutenção, foi para o Parque da Formosa – o Abaetézinho -, com o valor indicado pela vereadora, foi possível realizar o conserto dos brinquedos, pista de skate e iluminação. Legal, não é mesmo?

Não só para áreas de lazer, nosso mandato indicou emendas também para a manutenção de quadras poliesportivas também na Zona Norte localizadas no Jardim Guaíba e Vila Mineirão

Mulheres

Em nome de todas as mulheres de nossa cidade, nossa luta diária.

Feminismo

Mais um alicerce do mandato, o direito das mulheres é nossa luta.

Plenário

Incrivelmente agressivos, conviver – mesmo que duas vezes por semana – com alguns vereadores e, em alguns episódios, com alguns indivíduos da sociedade civil, é uma constante luta pelo respeito aos direitos das mulheres e luta contra o machismo, misoginia e violência política.

Audiência Pública (25/11)

Assim como em 2021, nosso mandato organizou este ano a Audiência Pública em alusão ao “Dia Internacional de Luta Contra a Violência Contra as Mulheres”, que acontece no dia 25 de novembro.

Acompanhe esse debate essencial para a vida das mulheres no vídeo abaixo:

Maternidade

O direito das mulheres que escolheram ser mães, é uma das pautas feministas mais importantes, nosso mandato teve avanços essenciais em 2022 para esta parcela de mulheres. Veja só:

Maio furta-cor

Romantização da maternidade: Este termo tem levado diversas mulheres mães aos consultórios. A saúde mental materna durante séculos não é colocada em discussão e com isso, o número de mulheres com depressão por-parto e transtorno de ansiedade generalizada tem crescido.

Nosso mandato em apoio ao movimento Mamãe Acolhida protocolou o projeto que institui a campanha “Maio Furta-Cor”, onde durante todo o “mês das mães”, a cidade de Sorocaba colocará em pauta a saúde mental destas mulheres, além de criar campanhas afirmativas de saúde mental materna, como a marcha “Saúde Mental Materna Importa”.

Amamentação

Nosso mandato também apresentou no final deste ano um projeto de lei que parece simples, mas extremamente necessário: Direito ao aleitamento materno no município. Vamos explicar melhor.

O ato de amamentar infelizmente ainda é sexualizado por pessoas maldosas, mas para além disso existem locais que não autorizam o amamentar uma criança em qualquer local do estabelecimento, constrangendo a mãe.

Nosso projeto, que aguarda sanção do prefeito, autoriza o amamentar em qualquer local da cidade, sem qualquer tentativa de constrangimento e para os estabelecimentos que tenham um local preparado para o amamentar, é obrigatória fixação de cartazes que informem os direitos das mulheres lactantes.

Crise hídrica

Uma luta que deve ser diária. Entre os anos de 2021 e este ano, o mandato se debruçou na luta contra o desperdício de água e ações de contenção à crise hídrica que passava toda a região de Sorocaba, com a sua principal represa de abastecimento, a Itupararanga, com menos de 20% da capacidade, aproximando-se do temido “volume morto”.

Nosso mandato esteve presente nas discussões sobre o tema, continuou e continua em alerta para proteger o bem natural mais precioso para a humanidade e que haja a distribuição igualitária deste.

Transparência na compensação ambiental

Após o corte de várias árvores nas principais avenidas, para a construção de estações do BRT – que ainda não foram construídas no caso da Zona Oeste -, somada à construção de diversos condomínios e viadutos, a vereadora Fernanda Garcia apresentou o projeto de lei nº 475/2021.

O projeto aprovado por unanimidade no final de abril, obriga que os processos de compensações ambientais sejam divulgados, obtendo transparência em todo o trâmite, e também para que o plantio seja feito, preferencialmente, com mudas adultas.

Política Municipal de Agroecologia

Um projeto importantíssimo e uma vitória para o mandato, com esta lei a Prefeitura poderá contribuir com a produção e distribuição de alimentos orgânicos no município.

Uma vitória da natureza pela diminuição do uso de venenos, para a população que cultiva por meio de hortas comunitárias e para a saúde de todos!

Datas alusivas ao meio ambiente

Como o nome já diz, o nosso projeto que virou lei acrescenta no calendário oficial do município mais seis datas de reflexão sobre o meio ambiente e ainda mais, qual o nosso papel na natureza, de preservação.

Quer saber quais são as datas? Arrasta pra ci… Não, brincadeira! É só clicar aqui!

Espécie invasora

Proteger o meio ambiente é essencial, pela nossa própria sobrevivência, contudo existem árvores e animais pertencentes a biomas específicos e o plantio de espécies invasoras podem ser prejudiciais.

É o caso da Spathodea campanulata – conhecida mais popularmente por “mijinho”. Suas belas flores encanta quem vê, mas essa árvore além de invasora é prejudicial aos animais que buscam pólen.

O projeto de preservação do nosso bioma foi enviado para oitiva, quando o Prefeito estudará a proposta para apresentar em Pleário, vamos juntos cobrar para que Manga aceite nosso projeto!

Ufa, chegamos ao fim da nossa jornada por 2022! Espero que você tenha gostado e se sentido representado nas nossas lutas desde ano tão intenso!

Esse ano chega ao fim, mas a nossa luta, não! Esperamos vocês em 2023. Até lá!

DEIXE SEU COMENTÁRIO