População se reúne contra violência política de gênero na Câmara de Sorocaba

O ato foi em defesa das vereadoras Fernanda Garcia e Iara Bernardi, que têm sofrido com ataques e xingamentos

A Câmara de Sorocaba recebeu, nesta terça-feira (7), homens e mulheres reunidos em defesa das duas únicas parlamentares mulheres do legislativo municipal. O ato contra a violência política de gênero se deu após as vereadoras Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT) enfrentarem mais uma onda de ataques verbais na sessão da última quinta-feira (2).

Na semana anterior, ambas receberam diversas ofensas proferidas por vereadores da base do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Entres os xingamentos, estão: ‘mentirosa’, ‘mal educada’, ‘sem princípios’, ‘hipócrita’ e ‘sem vergonha na cara’. Este episódio — que não foi um caso isolado — foi considerado pela própria população como inadmissível, resultando na manifestação.

“Testemunhamos uma demonstração clara de machismo e misoginia na Câmara de Sorocaba. Xingamentos como “mentirosa” e “hipócrita” não são críticas políticas válidas, mas sim tentativas baratas de deslegitimar nosso trabalho. Alguns parlamentares não sabem debater no campo das ideias e optam por atacar nossa moral”, contou Fernanda.

Já na sessão desta terça-feira, os manifestantes seguraram cartazes pedindo por respeito às mulheres e gritaram palavras de ordem. O vereador Vinicius Aith (Republicanos), um dos principais autores das violências contra as parlamentares, efetuou uma série de provocações desrespeitosas contra os munícipes, entregando pães com mortadela e mandando beijos com as mãos.

Para Fernanda, o momento crítico de violência política em Sorocaba também é resultado de uma prefeitura com política falida, que cria cortinas de fumaça e maquia a realidade. “É lamentável que mulheres eleitas democraticamente para representar nossa comunidade sejam alvo de agressões verbais e desrespeito sistemático. Estes ataques visam silenciar vozes femininas, minar nossa legitimidade e desviar o foco dos verdadeiros problemas que enfrentamos em Sorocaba”, declarou a parlamentar.

A vereadora ainda agradeceu o apoio da população e reiterou que não irá se calar diante dessas agressões. Para ela, é fundamental que todos os cidadãos e cidadãs, assim como as instituições democráticas, rejeitem veemente esse tipo de comportamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO