No mês de conscientização no trânsito, vereadora questiona prefeitura sobre pintura de ciclovias na cor azul

Fernanda Garcia critica pintura de ciclovias por motivação estética, indo contra deliberações de órgãos de trânsito e questiona valores do orçamento público utilizados na ação de Rodrigo Manga

Sorocaba é, novamente, o centro de uma polêmica: a pintura de ciclovias na cor azul e o compartilhamento do espaço da via com pedestres é o assunto. Após receber reclamações e preocupações dos ciclistas, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) aprovou um requerimento de informações na manhã de hoje, dia 02, com o intuito de entender as controversas decisões do poder público na área de mobilidade urbana.

Entre as principais questões levantadas pela vereadora, o descumprimento de determinações dos órgãos brasileiros de trânsito é um dos destaques. “Não é estética. A pintura das ciclovias na cor vermelha está embasada em determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Descumprir a decisão do órgão, é colocar em risco os ciclistas; isso é algo básico, que deveria ser de conhecimento das pastas de mobilidade e da empresa pública de trânsito”, critica a vereadora.

Além da mudança de cores por uma possível motivação estética – considerando que a cor escolhida é a mesma utilizada na identidade visual da atual gestão -, para Fernanda, o compartilhamento da via entre ciclistas e pedestres é uma preocupação que não tem sido levada em consideração pela gestão municipal. A vereadora informa que questionou em seu requerimento se há previsão de impacto na Secretaria de Saúde caso haja um aumento no número de acidentes e dispara contra a gestão municipal: “Essa ação prova que o prefeito preocupa-se mais com a sua imagem do que com as necessidades de Sorocaba”.

Responsabilidade pública

“Se há pintura, também há uso de orçamento para a realização da obra”. A vereadora proponente do requerimento diz que busca saber não só o valor desembolsado para a compra de tintas, mas também a empresa e demais informações sobre o trâmite no portal da transparência.

Somado aos questionamentos sobre os valores desembolsados para a manutenção das ciclovias, Fernanda quer saber sobre a avaliação da prefeitura antes de iniciar os trabalhos. “Será mesmo que foi feita uma análise da atual condição das ciclovias? Foram vistos buracos nas vias, como os que foram relatados ao nosso mandato? Foi feita uma pesquisa do melhor tipo de tinta a usar, para que não haja acidentes e derrapagens?”, perguntou a vereadora.

“É essencial a responsabilidade com o orçamento público e com o cidadão. A pintura das ciclovias por uma questão de ego por posicionamento político beira a infantilidade. Buscamos essas informações e dependendo do retorno, nosso mandato utilizará dos meios jurídicos para a responsabilização dos envolvidos nisto que mais parece uma piada de muito mau gosto com o cidadão sorocabano”, finaliza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO