Mudança do SAMU pode gerar atrasos no socorro às vítimas de Sorocaba

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) fez uma visita na base descentralizada do SAMU, na tarde desta quinta-feira (31/01). A unidade, localizada junto a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, terá que deixar o prédio devido a ocupação por uma empresa privada, que assumiu o controle da unidade através da terceirização firmada pela prefeitura.

A unidade, localizada em um ponto estratégico da cidade, deverá ir para a o prédio da UBS do São Guilherme, de acordo com informações da Secretaria de Saúde. “Isso preocupa muito. Hoje, saindo da bifurcação entre as avenidas Itavuvu e Ipanema, as ambulâncias do SAMU tem ótima cobertura de toda a cidade: cobrem com agilidade toda a Zona Norte, através destas duas avenidas, acessam fácil as zonas Oeste e Leste e também o Centro. Com a mudança ao lado de uma avenida carregada como a Edward Frufru, a agilidade do socorro ficará comprometida”, analisa a vereadora.

Na visita a base, Fernanda conversou com os servidores do SAMU e verificou as condições da unidade. Entretanto, foi em contato direto com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras, que a vereadora obteve a notícia do destino do SAMU. “Fiz contato com as duas secretarias e ambas confirmaram o deslocamento do serviço do SAMU. A prefeitura, inclusive, quer utilizar a UBS do Lopes de Oliveira para guardar arquivos e materiais de treinamentos e a UBS do São Guilherme para alojar as equipes e ambulâncias”, revela.

“Além do prejuízo na relação tempo / atendimento, há outras preocupações: existe um conjunto de normas federais que a prefeitura é obrigada a atender para realizar o serviço. As ambulâncias devem ficar em local coberto, os medicamentos devem ser mantidos em temperatura adequada, entre outras solicitações. Conheço o prédio da UBS do São Guilherme e hoje ele não tem condições de atender essas exigências sem passar por obras de adaptação”, pondera Fernanda Garcia, que visita constantemente as unidades de saúde da Zona Norte.

Procurada pela imprensa, a prefeitura não quis divulgar o novo local que abrigará o SAMU. A vereadora seguirá acompanhando o caso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO