Fernanda Garcia solicita melhorias em bairros da Zona Norte

Vereadora também busca informações sobre distribuição de água suja em bairros pela autarquia responsável pelo tratamento de água e esgoto

Vereadora Fernanda Garcia (PSOL), buscando melhorias aos bairros periféricos – da já periférica – Zona Norte de Sorocaba, inicia uma série de reivindicações de manutenções nos bairros. Hoje, dia 26, a vereadora protocolou requerimentos e indicações visando o conserto de pavimentação e iluminação pública na região do Jardim Santo André. Além disso, Fernanda questionou em um requerimento a qualidade do abastecimento de água por meio do SAAE.

De acordo com a parlamentar, o engajamento popular nestas lutas é essencial. “A pressão popular sempre será a forma mais eficaz de reivindicação. Nosso mandato nasceu de construções de lutas populares e continuamos a representar as vozes destas regiões, como agora, onde vimos o abandono dos bairros da região norte”, disse Fernanda que apresentou três requerimentos, que aprovados, terão um prazo de 30 dias para serem respondidos e duas indicações de serviços.

Pavimentação

“Tem buraco pra mais de metro”, de acordo com a vereadora, esse é o teor das reclamações diárias sobre a qualidade asfáltica, tendo a necessidade de saber o que vem acontecendo. “A prefeitura no objetivo de fazer grandes eventos de inauguração acaba se esquecendo dos problemas locais, principalmente nos bairros da periferia. Quem acompanha o cotidiano da cidade apenas pelas lives do executivo verá uma cidade ideal, coisa que na prática é ao contrário. Fui procurada por moradores que vem tentando um conserto no asfalto desde maio e sendo ignorados desde então, isso é um absurdo”, disse.

No documento entregue hoje à Câmara, a vereadora questiona especificamente um problema no Jardim Santo André. “O local é a principal via de acesso à Avenida Doutor Ulysses Guimarães, uma das mais importantes da cidade”, informou a vereadora. Somado a isso, Fernanda elenca mais dois problemas: um é a possibilidade de dano aos veículos que passam no local e o outro é a perturbação do sossego dos vizinhos do tal problema. “Um problema relativamente simples, uma pena que a população tenha quase que implorar a prefeitura algo que é de sua obrigação”, salientou.

Iluminação pública

Ainda no mesmo bairro, Fernanda questionou a falta de iluminação pública em toda extensão de uma pista de caminhada. “A escuridão em espaços públicos voltados ao lazer e o silêncio da administração pública sobre esse problema, infelizmente não é novidade, contudo o problema tomou rumos extremos após a morte de uma mulher, na última semana, em uma ponte próxima a pista de caminhada”, informou Fernanda.

A vereadora está preocupada com a segurança no local, principalmente com as mulheres, mas também com o cerceamento do direito ao lazer, já que com a falta de iluminação, boa parte dos trabalhadores não conseguem usufruir do local.

Água suja

Membro da Comissão de Saúde Pública na Câmara Municipal, Fernanda enviou ao executivo nesta tarde, um requerimento sobre a qualidade da água distribuída na cidade, na última semana.

“Assim que as denúncias de água suja e fétida chegaram à imprensa, logo em seguida também fomos procurados pela população. Nosso mandato e o da vereadora Iara (PT) já tinham alertado a autarquia responsável, no final do ano passado, a partir de um relatório detalhado, as mudanças necessárias nas Estações de Tratamento de Esgoto, como provavelmente nossas reivindicações não foram ouvidas, estamos aqui novamente cobrando providências”, disse a vereadora.

Fernanda ressalta a gravidade de uma possível contaminação das águas. “É algo gravíssimo, por isso questionamos também a Secretaria de Saúde, a intenção é verificar se a prefeitura tem um plano de contingência e quantas pessoas procuraram o serviço de saúde após a ingestão ou manuseio desta água”, completou a vereadora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO