A 2ª Onda de Luz faz parte da Semana de Conscientização à Perda Gestacional
Aconteceu na manhã do último domingo (17), com a presença da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), a 2ª Onda de Luz promovida pelo Projeto Girassol. A iniciativa aconteceu no Parque Campolim e homenageou as crianças que faleceram ainda no ventre ou pouco tempo após o nascimento.
Como parte da 1ª Semana de Conscientização e Acolhimento à perda gestacional e perinatal inclusa na Lei 12.231/2020 (Lei Gael), a homenagem também tem o objetivo de dar espaço a discussão sobre o luto invisível. Durante sua fala, a vereadora Fernanda Garcia ressalta o papel da saúde pública. “É urgente o início de plano de ações em favor das famílias enlutadas, principalmente na atenção básica e nos leitos dos hospitais públicos. Cobrei durante minha fala no evento o rápido retorno da prefeitura, para que possamos, juntos, montar essa rede de apoio para que as famílias sorocabanas sejam amparadas”, disse a vereadora.
O luto invisível se tornou pauta na Câmara Municipal de Sorocaba, após a procura da munícipe Juliana Merilin, criadora do Projeto Girassol. Após aprovação, a Lei Gael – em alusão ao filho de Juliana – instaurou o dia 15 de outubro como o “Dia Municipal de Sensibilização à Perda Gestacional” e, continuando as ações nesta área, no dia 19, às 17h30, a TV Câmara promove um debate com este tema. Os interessados podem acompanhar ao vivo pelo canal do Legislativo na TV ou redes sociais.