O projeto tem como objetivo a construção de políticas públicas de fomento, divulgação e apoio à cultura Hip-Hop em Sorocaba
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) manifestou interesse em integrar a Frente Parlamentar de construção de políticas públicas de fomento, divulgação e apoio à cultura Hip-Hop. O Projeto de Resolução nº 13/2023, de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT) e aprovado em primeira discussão, tem como objetivo promover audiências públicas, simpósios, encontros e seminários para debater o movimento Hip-Hop.
De acordo com o projeto, a Frente Parlamentar irá receber sugestões, propostas e estudos sobre o tema, a fim de definir políticas públicas que busquem soluções para as dificuldades encontradas pelo movimento. “Trazer a Frente Parlamentar é discutir políticas públicas de valorização da cultura da periferia, que ainda é marginalizada em nossa sociedade. Precisamos descentralizar algumas ações para levar o Hip-Hop para todos os espaços”, afirmou Fernanda.
Outro objetivo da Frente é elaborar propostas legislativas destinadas a defender as necessidades do movimento e promover o diálogo entre as diferentes instâncias públicas e as entidades da sociedade civil quanto à promoção de ações que visem o apoio e a construção da cultura Hip-Hop no Estado de São Paulo, entre outras ações. A sociedade civil terá garantida sua participação em todas as atividades promovidas pela frente parlamentar.
“A Frente também será essencial para evitar incidentes como aconteceu na Semana do Hip-Hop deste ano. O Fórum do Hip-Hop de Sorocaba, que reúne lideranças dessa cultura na cidade, criou uma comissão para apresentar um projeto para a Secretaria de Cultura realizar o evento. Entretanto, a comissão não foi consultada sobre os artistas participantes e sequer sabia o orçamento destinado à semana. O Fórum foi completamente escanteado das decisões”, criticou Fernanda.