Fernanda defende implementação do curso de Letras no IFSP Sorocaba

Reivindicação será um avanço na formação de novos professores para a região

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) apresentou uma moção em apoio a implementação do curso de Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sorocaba. A moção foi aprovada durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (19) na Câmara Municipal.

De acordo com o documento de autoria da parlamentar, atualmente não há curso superior de Letras oferecido de forma gratuita na região Metropolitana de Sorocaba. Em contrapartida, o município apresenta um índice insatisfatório no desempenho da matéria de língua portuguesa na rede pública.

“Hoje, Sorocaba não conta com um curso de licenciatura em Letras gratuito. A implementação é essencial para melhorarmos o nível de ensino da língua portuguesa nas escolas “, justificou Fernanda.

A reivindicação pelo curso superior já havia sido debatida em uma Audiência Pública realizada em maio deste ano. À época, a Diretoria de Educação já havia relatado a dificuldade de preenchimento de vagas de professores de inglês. Nesse sentido, a vereadora reitera a importância de um curso superior de Letras que contemple o português e o inglês.

“Seria importante para Sorocaba se inspirar em cidades como Ourinhos e Assis, que oferecem um ensino bilíngue desde o Ensino Fundamental I. Isso iria beneficiar as crianças do município e estrangeiros”, explicou a parlamentar.

O curso de Letras da IFSP está previsto para ser implementado em 2025 no polo Santa Rosália, no período vespertino. Um Grupo de Trabalho já está atuando na construção do curso de acordo com as demandas locais e regionais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO