“Não queremos 24h de descaso, é preciso investir nas DDMs”, alerta Fernanda Garcia

O Governador João Doria, participa do Início do atendimento 24 horas na Delegacia da Mulher em Sorocaba. Local: Sorocaba/SP Data: 30/01/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Na manhã dessa quarta-feira o Governo do Estado de São Paulo fará a inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, sob funcionamento 24h. O funcionamento integral é uma reivindicação antiga das mulheres em todo o Estado. Entretanto, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) alerta que se o expediente for ampliado e a estrutura continuar defasada, a delegacia continuará com problemas na assistência às mulheres vítimas de violência.

De acordo com a vereadora, entre os principais problemas da DDM o baixo contingente de funcionários é um dos mais graves. “Eu já precisei de atendimento na Delegacia da Mulher quando sofri ameaças virtuais. Na ocasião, não tinha nenhuma escrivã para o atendimento às vítimas. Um investigador, que estava improvisado no balcão de atendimento, me atendeu e a princípio se recusou a registrar minha ocorrência. Tive que insistir incisivamente para garantir meu direito. Já recebi relatos de mulheres que não conseguiram abrir o B.O. Isso não pode acontecer sob nenhuma hipótese”, relembra Fernanda.

Fernanda Garcia também explica a importância do cuidado no atendimento. “É fundamental que o atendimento seja especializado. Uma grande parcela das mulheres que recorrem a DDM sofreram agressões que causaram danos psicológicos. Por isso, o atendimento por uma servidora do sexo feminino é um requisito importante. A maioria das vítimas não se sente confortável para relatar seus casos para outro homem, sobretudo as mulheres que sofreram violência sexual”.

Outra situação preocupante é a recorrente denúncia de vítimas sobre a precariedade estrutural. “Já recebi relatos de munícipes de que nem papel havia para impressão da ocorrência. Isso demonstra um descaso grave com as mulheres. A delegacia especializada não pode ser só uma peça de marketing, ela precisa ter funcionamento integral, mas que ofereça dignidade às mulheres. Não queremos 24h de descaso, é preciso investir mais nas DDMs”, defende a vereadora.

Fernanda Garcia, vale lembrar, ajudou a organizar o abaixo-assinado realizado em 2015, que reivindicava o atendimento integral e junto com ele mais investimento na Delegacia de Defesa das Mulheres, para sanar a defasagem estrutural e do quadro de funcionários. A iniciativa organizada na época junto com o Coletivo Feminista Rosa Lilás coletou mais de 10 mil assinaturas aqui em Sorocaba.

“A movimentação local foi importante para Sorocaba entrar no mapa como a primeira cidade do interior com implementação da DDM 24h. Só que enquanto outras regiões do Estado permanecerem descobertas de atendimento integral e o serviço não for ofertado com qualidade, o problema das mulheres ainda não foi resolvido”, finaliza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO