Comissão Antimanicomial é criada na Câmara

Fernanda Garcia, que neste ano denunciou ao MP irregularidades do processo de terceirização da saúde mental no município integra a comissão juntamente com mais três vereadores

Reforçando sua luta em prol da saúde pública antimanicomial, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou nesta quinta, 13, da primeira reunião da Comissão Especial Criada na Câmara Municipal para fiscalizar os serviços e estruturas voltadas à saúde mental em Sorocaba. O intuito da comissão é analisar os trabalhos realizados em Sorocaba, considerando o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado há 10 anos e extinguiu o polo manicomial existente.

Para Fernanda, a criação da comissão e a entrada de novos vereadores na luta Antimanicomial é passo importante no fortalecimento e avanço da luta. “Sempre reforço que temos uma dívida histórica com os que foram aprisionados nos espaços de tortura que eram os hospitais psiquiátricos, mais conhecidos como manicômios”, comentou a vereadora que completa: “O poder público que representamos aqui na Casa deve estar atento, fiscalizar e cuidar para que essa política de saúde antimanicomial seja fortalecida”, disse.

Durante a primeira reunião, a vereadora solicitou que a Comissão tenha o amparo técnico de agentes da sociedade que sejam engajados na luta antimanicomial. “Durante nossas fiscalizações sobre o processo de terceirização da saúde mental no município, que resultaram na Representação ao Ministério Público, tivemos o apoio do Fórum Popular de Saúde e do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS), além da Defensoria Pública, OAB, entre outros que são essenciais neste novo passo que o mandato dá, junto com demais mandatos da Câmara”, manifestou a vereadora.

A Comissão Especial de Saúde Mental, além da vereadora Fernanda Garcia, é formada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde Pública, Fábio Simoa, Iara Bernardi e Ítalo Moreira, presidente da Comissão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO