Documento afirma apenas que as informações serão encaminhadas posteriormente, mas não dá prazo
“Por tratar-se de assunto de maior complexidade, as informações relativas aos médicos especialistas estão sendo alvo de deliberação desta pasta e serão encaminhadas a nobre vereadora posteriormente via complemento de resposta”. Essa foi a ‘resposta’ do Executivo ao requerimento da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), após 30 dias de prazo para analisar os questionamentos e enviar as informações solicitadas sobre a quantidade de médicos especialistas da rede municipal de saúde.
O requerimento em questão foi aprovado no dia 16 de abril e foi respondido pela Prefeitura no dia 15 de maio, quase um mês depois. As perguntas do documento visavam compreender quais as demandas para profissionais como geneticistas, fonoaudiólogos, alergistas e dermatologistas, após denúncia de munícipes que alegaram estarem no aguardo de uma consulta há anos.
Para a parlamentar, a falta de uma resposta visa boicotar seu trabalho de cobrança e fiscalização, além de atrasar a divulgação da escassez de profissionais na Policlínica. “É um desrespeito a Prefeitura não responder sobre a falta de especialistas na saúde. Eles sequer deram um prazo para a resposta. A saúde pública de Sorocaba está um caos enquanto a administração fica enrolando em vez de contratar mais médicos”, criticou Fernanda.
As denúncias
Entre os casos citados pela vereadora durante a apresentação do requerimento, estava o de uma munícipe que aguarda desde julho de 2023 por uma consulta com um médico geneticista para seu filho. “Segundo uma profissional da Policlínica, o município conta com apenas uma profissional geneticista na rede pública para atender toda a cidade, o que é claramente insuficiente”, enfatizou Fernanda.
Além disso, a vereadora destacou a espera de mais de um ano por consultas com alergistas e fonoaudiólogos, e até mesmo casos de pessoas aguardando consultas dermatológicas há quatro anos.
“É inadmissível que tenhamos pessoas aguardando consultas médicas por tanto tempo. A população não pode mais esperar. É necessário um plano urgente para ampliar o acesso a especialistas na rede pública de saúde de Sorocaba”, concluiu a vereadora.