A vereadora Fernanda Garcia estará destinando, para 2025, R$ 200 mil à Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba, CORESO. A emenda impositiva foi aprovada nesta terça-feira (26), durante votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Os valores serão repassados para estruturação do galpão e manutenção da rede elétrica da cooperativa, contribuindo para melhores condições de trabalho dos cooperados.
Segundo Fernanda, esse investimento é um passo fundamental para valorizar os trabalhadores e para promover uma política de resíduos mais sustentável em Sorocaba. “Nossa cidade precisa priorizar a reciclagem e romper com o ciclo de gastos excessivos em coleta convencional e aterros sanitários”, afirmou ela.
A iniciativa surge em um cenário alarmante para Sorocaba, onde apenas 2% do lixo doméstico é reciclado. Em contrapartida, o município destina milhões para enterrar resíduos em aterros sanitários. Para a vereadora, isso reflete escolhas deliberadas de gestão. “A reciclagem pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos, mas a prioridade da Prefeitura tem sido enterrar recursos no aterro de Iperó”, criticou Fernanda.
Com o convênio, a prefeitura fornece a infraestrutura básica para triagem e transporte, mas o modelo atual de remuneração é insuficiente. A parlamentar também lembrou que a prefeitura recentemente aumentou em R$ 20 milhões o contrato de coleta convencional, sem justificativas proporcionais ao acréscimo.
“O município deveria fomentar mais cooperativas. Isso geraria renda para dezenas de famílias. É inaceitável que Sorocaba privilegie contratos milionários para a coleta convencional e ignore o potencial da reciclagem como política pública eficaz”, destacou Fernanda.