Fernanda Garcia denuncia falta de agulhas para aplicação de insulina no município

A vereadora recebeu diversas denúncias de pacientes que estão sem agulhas e canetas de aplicação do medicamento

Enquanto há conhecimento de gastos exorbitantes com kits de robótica sendo investigado pelo Ministério Público, os sorocabanos que dependem da aplicação diária de insulina, sofrem com a falta de um insumo básico para a continuidade do tratamento: as agulhas. Após receber essas denúncias de munícipes, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) encaminhou um requerimento, cobrando explicações da Prefeitura de Sorocaba; o documento foi aprovado na última sessão ordinária, ocorrida na última terça-feira (09).

O desabastecimento acontece com as canetas de insulina, que, de acordo com pacientes ouvidos, é uma forma menos dolorosa de receber a medicação diária. Esta não é a primeira vez que o mandato da vereadora precisou questionar o problema, em 2020 Fernanda já questionou a prefeitura sobre o descaso. “Deixar faltar esses insumos é brincar com vidas”, disse a parlamentar.

A vereadora solicita no questionamento a realização de um levantamento de dados sobre a demanda de agulhas no município, levando em consideração a quantidade de diabéticos. “Trata-se de um dado básico para você garantir o atendimento dos usuários. Desta forma, queremos saber se a municipalidade vem cumprindo corretamente a política de cuidados e prevenção à diabetes. É um problema sério e que atinge 15,7 milhões de brasileiros”, ponderou Fernanda.

Completando o quadro de questões, a vereadora relembrou a responsabilidade estadual, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS), em relação às questões levantadas. “Existe uma lei federal de assistência integral à pessoa diabética. Se o estado e município deixam de fornecer os insumos, eles descumprem a lei. Estamos fiscalizando e cobrando, o que é papel do legislativo e esperamos que este problema seja sanado em breve, por respeito aos cidadãos”, finaliza a parlamentar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO