Fernanda Garcia promove audiência pública com intuito de debater a saúde mental materna

O evento em alusão ao “dia das mães” também faz parte das ações da campanha “Maio Furta-cor” instituída por meio da lei nº12.615/2022

“Além de homenagens e flores, as mães precisam ser ouvidas e acolhidas”, com esse intuito, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) vai promover na próxima quarta-feira (17), a partir das 14h, a audiência pública com o tema “Por que saúde mental materna importa?”. O debate será conduzido, além da parlamentar, pela psicóloga perinatal, Danielle Shibayama, idealizadora do projeto em Sorocaba.

“O adoecimento mental de gestantes e puérperas vem tendo tendência de alta nos últimos anos e a romantização da maternidade é um agravante. As mães precisam para além de flores, de um local de acolhimento e de escuta, sem julgamentos, para trocarem experiências e conseguirem compreender que não estão sozinhas”, lembrou a vereadora que comentou que por este motivo acatou prontamente o projeto de valorização da saúde mental materna quando foi procurada pela psicóloga que dividirá a mesa de trabalhos da audiência.

“Compreendemos que a partir de ações afirmativas e pelo diálogo com as mães podemos encarar novos caminhos de combate ao adoecimento mental. Nosso intuito neste projeto é trazer qualidade de vida às mulheres gestaram e que irão gestar”, indicou a vereadora.

Fernanda também mostrou apoio à movimentação nacional em relação ao tema, considerando a saúde mental materna um assunto urgente. “Vamos buscar apoio da bancada de nosso partido para encampar o projeto à nível nacional. Não pode-se achar normal que 25% das puérperas tenham depressão pós-parto [dados da revista de medicina da UFMG]; a saúde mental materna é um assunto urgente em saúde pública”, verbalizou a parlamentar sorocabana.

Sobre o evento

Somado à psicóloga que também é responsável pelo projeto “Mamãe Acolhida” e a vereadora, entre os convidados para contribuir com debate estão: os docentes e estudantes das faculdades de psicologia de Sorocaba, a Secretaria Municipal de Saúde, mulheres mães participantes de movimentos sociais e a deputada federal – e mãe -, Sâmia Bomfim.

A audiência pública promovida pela vereadora é aberta para participação de toda população e a entrada é gratuita. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba na próxima quarta-feira, dia 17, a partir das 14h com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara e pelos canais de televisão: 31.3, na TV aberta, 04 na NET e canal 09 pela Vivo Fibra.

DEIXE SEU COMENTÁRIO